- Área: 8650 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Takuji Shimmura, David Foessel
Contexto
Este complexo escolar está localizado em Ivry, na Confluences ZAC (zona de desenvolvimento urbano), conectada a Paris por meio de um projeto de desenvolvimento urbano ambicioso que envolve a extensão das redes de transporte e de estradas.
O complexo está entre as primeiras instalações entregues à ZAC. O terreno, que passou por uma grande transformação, está situado na intersecção de duas escalas urbanas: uma com paisagem aberta para o horizonte e de frente para uma planta de purificação de água (projetada por Dominique Perrault), e a outra, mais local, de um bairro inteiro que emerge, e para o qual o complexo escolar servirá de núcleo.
Conceito
O complexo escolar está organizado em três "penínsulas", que formam dois playgrounds escolares voltados para o sul, garantindo o máximo de sol para as áreas mais utilizadas, ou seja, as salas de aula, circulações e parques infantis.
A escola possui terraços escalonados e com vegetação. Os playgrounds voltados para o sul aproveitam ao máximo o sol e a paisagem.
Um toldo metálico, que se abre gradualmente, segue o contorno suave das salas de aula, trazendo unidade aos espaços interiores e exteriores. Ele se conecta ao campo de jogos coberto e se dobra para trás ao longo do jardim. Este arranjo ajuda a separar os playgrounds do jardim e dos edifícios dos dormitórios, adjacentes ao local (que em alguns casos possuem até 7 pavimentos) e fornece sombra no verão.
Este contexto oferece uma oportunidade de ensino sobre o tema da biodiversidade, principalmente por dois espaços: o jardim de ensino, concebido como um terraço acessível a partir das áreas comuns no primeiro pavimento, equipado com grandes plantadores para o cultivo de ervas e legumes; e a sala de leitura no mezanino da biblioteca, com uma vista sobre todos os terraços.
Dormitório Estudantil
O dormitório estudantil foi projetado de acordo com quatro grandes princípios arquitetônicos. Primeiro de tudo, o projeto como um todo é organizado para funcionar de forma racional (superposição da estrutura e eixos técnicos) e para ser compacto. Sua distância do resto do programa (não sobrepor o telhado da escola ou do ginásio) lhe dá uma certa independência e distanciamento.
O dormitório foi posicionado ao norte, o mais distante quanto possível e com um mínimo de fachadas voltadas para a avenida Jean-Jaurès. Assim, o edifício não bloqueia o sol para a escola.
A fachada leve é composta por painéis de metal perfurado, com alguns fixos e outros deslizantes. Eles servem para filtrar as vistas a partir da rua e o sol a partir do leste e oeste.